sábado, 25 de maio de 2013

Proventriculite

Aos meus amigos criadores informo que no meu caso apesar de ter tido um ano excelente nas criações , a 3ª postura foi um desastre.
Os filhotes não tinham força para sair da casca e aqueles que eclodiram já vinham contaminados: com o quê? Proventriculite (gastrite crónica micótica), em alguns casos as fêmeas recusaram de todo alimentar os filhos, aquelas que ainda assim continuavam a alimentar, de nada serviu pois estes passados 3 a 4 dias morreram.
Eventualmente, caro amigo ornitófilo já terá convivido com esta doença micótica,originada por fungos que se formam pela execessiva humidade ambiente, detiorando as papas humedecidas, as sementes e outos elementos que compõem a alimentação das nossas aves.Por muitos antibioticos que utilizemos, apenas um deles é eficaz - a Amfotericina B a 10%, que em Portugal infelizmente não é cormecializada, apenas utilizada em injetáveis hospitalares.
Este componente farmacêutico (para humanos) é cormecializado em Itália com o nome de Fungilin e em Framça com a designação de Fungizone, sendo admistrado 14 dias, á razão de 1 ml por litro de água, ou 1a 2 gotas por bebedouro de 60 ml.

Eis um passarinho afetado com a Proventriculite